terça-feira, 26 de junho de 2012

Solidariedade sempre, Indiferença NUNCA!


Ultimamente eu vinha meio triste, de cabeça baixa, olhando para chão, me sentindo sem valor algum. Sei que muita gente pode falar assim: ela recebe tantas bênçãos e ainda se sente triste, como pode ser? Pra falar a verdade, nem eu sei. Mas acordei hoje com uma vontade de ir ás reuniões dos ostomizados (fazia um tempo que eu não ia), e foi a melhor coisa que eu poderia fazer.

Chegando há associação, Margarete já tinha começado a reunião e o assunto abordado era vaidade. Ela estava conversando com um filho de uma senhora de 82 anos que há um mês estava ostomizada e que mesmo com a idade já avançada ela era muito vaidosa e que estava sendo muito difícil ter ostomia. Nesse momento Margarete me apresentou e pediu que eu falasse um pouco da minha historia, e de como eu estava conseguindo superar tudo isso, e principalmente sobre minha vaidade. Então contei um pouco da minha trajetória de cirurgias e de tratamentos e mesmo passando por essas situações eu procuro andar sempre arrumada, maquiada, cabelos escovados, etc. logico que eu tenho meus dias de gata borralheira...kkkkk...mas no geral ando arrumadinha.

Após a reunião veio uma moça falar comigo, e perguntou se seria possível eu ir falar com uma sua prima que foi operada, iria iniciar quimioterapia á tarde e também estava ostomizada, ou seja, ela estava passando pelas mesmas coisas que eu, a história dela é bem semelhante com a minha. Há principio, não soube o que responder pra ela, primeiro porque eu não minto. Eu não iria dizer pra essa moça que iria ser fácil o ela tinha de enfrentar pela frente, e segundo porque nem todo mundo quer falar sobre o câncer e muito menos sobre colostomia. No final acabei aceitando. Ela mora perto de minha (olha que consciência), cheguei meio tímida e com medo de não ser bem interpretada (gato escaldado tem medo água fria), mas depois fiquei a vontade, conversei bastante, passei toda minha positividade e senti que ela ficou mais animada. Saí da casa dela com a impressão de dever cumprido, me sentindo mais leve, sem angustias, tristezas, e me sentindo uma pessoa muiiito melhor.

Acho que a melhor coisa que você pode fazer para ajudar uma pessoa, é dá uma palavra de carinho, ser solidária, independente do problema que essa pessoa tenha, faça sua parte que Deus fará o resto.


Neidja Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário