segunda-feira, 4 de junho de 2012

Palestra sobre Ostomia na Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba












-Pela primeira vez na minha vida, estou tendo a sensação de que tudo isso que eu estou passando vai servir para alguma coisa. Fui convidada por minha prima Kamyla para participar da quarta semana de enfermagem, e um dos temas abordados seria sobre ostomia. Participaram também Neves (enfermeira especializada em ostomia) e Margareth (também enfermeira e usaria de colostomia).

-Apesar de meu nervosismo, a palestra foi ótima, uma troca de experiência muito significativa tanto pra mim, como para os alunos da Faculdade de Ciências Médicas. Acredito que qualquer pessoa da área de saúde (INCLUSIVE A PARTE DE ENFERMAGEM) que trabalha diretamente com o paciente, necessita saber que existem pessoas que são ostomizadas e que precisam de um cuidado diferenciado. Diferenciado sim, mas, não tratar uma pessoa ostomizada como coitadinha ou com pena. Eu me considero uma pessoa normal, só que com algumas limitações, mas nada que me atrapalhe de fazer minhas atividades diárias como: dirigir, fazer exercícios, tomar banho de mar, namorar, etc.

-No final da palestra minha prima Kamyla falou para seus alunos de uma forma bem resumida a minha historia, e usou palavras lindas que sei que são sinceras e verdadeiras e que fizeram ela e eu chorar. Eu que sou muito privilegiada em tê-la como parte de minha familia...OBRIGADA PRIMA!!!! Espero que essa palestra seja a primeira de muitas (como você mesmo fala). E através dessa primeira experiência, tirar os pontos positivos, corrigir as falhas e nas próximas palestras dá um verdadeiro show.

-HUMANIZAÇÃO...ESSA É A PALAVRA!

Neidja Maria

2 comentários:

  1. Olá,
    Vendo minha avó sofrendo muito por causa de uma Colostomia feita a pouco tempo. Ando em busca de respostas para as diversas dúvidas que tem surgido...E principalmente a procura de pessoal capacitado para cuidar dela. Porque vivo fora do país e estou aqui só de passagem.
    Pensei que talvez me pudesse ajudar por isso lhe escrevo.
    Minha avó mora no bairro do Valentina e seu contacto é 3237-3481. Se puder fazer o grande favor de nos ligar para esse número, eu retornaria a chamada e falaríamos um pouco.
    Chamo-me Débora e ela Maria José.
    Desde já muito obrigada e muita saúde pra si!

    ResponderExcluir
  2. Neidja,que o Senhor Jesus te guarde...pois só ele tem o melhor para nossa vida. vai com Deus

    ResponderExcluir