sábado, 7 de abril de 2012

Ostomia

-A ostomia é uma cirurgia para construção de um novo trajeto para saída das fezes ou da urina. Essa intervenção cirúrgica pode ser usada para criar uma abertura de eliminação das fezes, chama de ostomia digestiva, ou da urina, conhecida como ostomia urinária.

-A abertura feita na parede abdominal é a ostoma e torna-se necessária quando o paciente sofre alguma perfuração no abdômen ou em casos de câncer no reto, intestino grosso ou na bexiga. Ferimentos ou anormalidades congênitas que impedem o funcionamento normal da bexiga também tornam necessária a realização de uma ostomia urinária.

-Como essa abertura não pode ser controlada voluntariamente, pacientes ostomizados precisam utilizar uma bolsa que recolhe o conteúdo eliminado. Isso faz com que o indivíduo precise se adaptar à nova condição, mas com a ajuda de profissionais especializados e tomando os cuidados necessários, em pouco tempo o paciente volta a levar uma vida normal.


-Falar que eu tenho uma vida normal, não é verdade. Uma pessoa ostomizada leva uma vida mais ou menos normal, tudo com algumas limitações, algumas restrições alimentares, no mais...a vida continua. Estou falando novamente nesse assunto porque existem pessoas que ainda ficam meio perdidas em relação a ostomia, então lá vai algumas dicas:


*Procure ter uma alimentação saudável, regrada a base de legumes, frutas, comidas sem gorduras, etc.
*Tomar muita água é tambem um fator importante, ajuda na digestão.
*Evite tomar refrigerantes, água com gás, saladas cruas, eles causam gases.

Agora isso são alguma dicas, mas vou falar de mim. Quando eu quero comer algo que estou com muita vontade, não vou mentir, eu como. Mas, durante a semana volto a tomar cuidado com minha alimentão, o importante é você se sentir bem!

Neidja Maria





Nenhum comentário:

Postar um comentário