terça-feira, 17 de abril de 2012

Autoestima


-Autoestima é a capacidade de sentirmos a vida, estando de bem com ela. É: a confiança em nosso modo de pensar e enfrentar os problemas e o direito de ser feliz, é preciso ter a sensação de que somos merecedores de nossas necessidades, desejos e desfrutar os resultados de nossos esforços.

-Depois que fiquei doente (não gosto dessa palavra), minha autoestima por incrível que pareça ficou muito mais forte. Não sei explicar bem isso, mais eu hoje estou sempre se cabelos escovados, uso sempre maquiagem, unhas sempre que possível feitas e pintadas. Eu uso um cateter no lado direito e acima de meu seio e por conta disso eu tinha deixado de usar blusas de alça, porque ficava mostrando e eu achava muito feiooooooo!!! Mas, teve um dia em que eu estava fazendo quimioterapia na Oncovida e tinha uma senhora na cadeira da frente, e começamos a conversar e vi que ela também usava esse cateter e estava de blusa de alça, então não me contive e perguntei se ela não ficava com vergonha porque as pessoas ficavam olhando, creio eu que achando estranho. Ela me disse assim: “que besteira Neidja, nós já temos tantas limitações, tantas coisas maiores com que se preocupar e você com vergonha de um cateter?!! Não faça isso”. Então quando eu cheguei hem casa, fiquei pensando na conversa que tive com essa moça (não me lembro o nome dela), e cheguei a conclusão que ela estava certa, e voltei a usar minhas blusas, e vestidos...QUEM QUIZER OLHAR, QUE OLHE!!! Eu nem me importo mais.

-Da primeira vez que usei a colostomia, foi muito mais complicado, eu não tinha muita informação e eu tinha medo de usar uma roupa apertada e acabar me machucando. Hoje não. Uso calça jeans, shorte, saia, vestidos (tudo com um modelador por baixo da roupa). Depois de quatro cirurgias e uma colostomia, não tem corpinho que fique o mesmo não é? Por isso eu adorooo um modelador...kkkkk...até mesmo porque estou um pouco a cima de meu peso ideal e não consigo baixar por conta dos corticoides que tem na medicação. Talvez algumas pessoas digam que é fácil manter uma autoestima boa, com cabelos compridos, e sem aparência de doente. Mas, eu acho que é minha vontade de viver, e principalmente minha fé em Deus, que faz com que eu me mantenha assim. Minha força vem de Deus, e minha cura também vai vim.

-E para não deixar minha autoestima cair, tirei o final de semana para cuidar de mim. Fui escovar meu cabelo, fiz sobrancelhas, unhas, depilação, tudo que eu tenho direito. O que eu puder fazer pra não me sentir diferente, para eu me sentir bem, eu vou fazer( como já falei antes). Eu me sinto tão bem, e mostro isso em minhas fotos, que acredito que existam pessoas que acham que eu minto quando falo que eu não tenho reação, eu estou mentindo..rsrs...já até me acostumei com coisas desse tipo.

-O importante nisso tudo que eu relatei, é que por maior que seja o problema, ele não é maior que Deus, e eu sou a prova disso.


Neidja Maria

4 comentários:

  1. PARABENS MINHA AMIGA LINDAAAAAAA,TU É D+ TE AMUUU

    ResponderExcluir
  2. Estou sempre visitando o seu blog. Já li sobre seu estado de saúde. Eu disse que um anjo sempre está do seu lado, e eu também, pois a amizade não tem distância...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado dona Ilce, sei que sua amizade é verdadeira. Seu blog também esta lindo!

      Espero que esteja tudo bem contigo..bjs!

      Excluir
  3. parabéns Neidja!! pela sua determinação,coragem ,e acima de tudo por esta fé que você deposita em Deus. você nunca vai estar sozinha. bjssss

    ResponderExcluir